Segue a foto da capa clássica do livro.
Esta é a resenha do segundo volume das aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato. É dividido em duas partes: "Viagem ao Céu" e "O Saci".
"Viagem ao Céu" inicia-se com Dona Benta contemplando o céu noturno, em companhia de seus netos Narizinho e Pedrinho. Com ajuda de um "pó mágico dos Contos de Fadas", os personagens do Sítio ganham a capacidade de voar e começam a visitar os astros de nosso Sistema Solar. Inicia-se uma incrível viagem, onde conhecem a Lua e os planetas. Grande é a genialidade de Monteiro Lobato que nos proporciona lições de Astronomia e História. Neste arco também é introduzido um novo personagem: "Anjinho da Asa Quebrada".
A obra "O Saci" introduz Tio Barnabé, velho senhor agregado de Dona Benta, que trabalha e mora no Sítio. O velho homem ensina Pedrinho como capturar um saci e a criatura folclórica é capturada pelo menino. Pedrinho e o Saci logo se tornam amigos. O Saci ensina a Pedrinho os segredos da mata e mostra ao garoto as criaturas mitológicas do nosso folclore brasileiro. Nesse arco, recebemos lições de cidadania, ecologia e lendas brasileiras. Também é introduzida à narrativa, a Cuca, que nesta parte da história havia raptado Narizinho.
Com certeza, é uma ótima sequência. Segue a dica de uma ótima sugestão de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário