quinta-feira, 30 de maio de 2019

Branca de Neve - Os Contos Clássicos

Segue a foto da capa do livro.

O autor é o brasileiro Alexandre Callari, professor, tradutor e escritor.
A maioria das pessoas conheceu a história da Branca de Neve pela versão escrita dos irmãos Grimm ou pelo colorido longa-metragem animado da famosa empresa Disney.  Porém, a origem da história é bem mais antiga e seus detalhes diferem conforme o país e conforme a época. Um aspecto importante também são as modificações que o conto sofreu quando foi transmitida pela tradição oral.
O professor Callari também nos descreve como a história de Branca de Neve foi trazida para a televisão, rádio e teatro, com as devidas modificações para atingir o público infantil e também como se transformou em versões  dos modernos "Contos de Fadas para Adultos".
No final da obra, o professor Callari nos apresenta uma nova versão de Branca de Neve de sua autoria, bem interessante.
É um bom livro. Mais uma obra interessante que "desmistifica" os "contos infantis". Para quem se interessar, fica a dica de leitura.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Os Doze Trabalhos de Hércules - II / Histórias Diversas

Segue a foto da capa clássica do livro.


Esta é a resenha do décimo quinto e último volume das aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. É dividido em duas partes: "Os Doze Trabalhos de Hércules - II" e "Histórias Diversas".
A primeira parte da obra é  a conclusão da aventura de Emília, Pedrinho e Visconde de Sabugosa na Mitologia do herói Hércules, interagindo com o personagem pelos seis trabalhos restantes.
A segunda parte, intitulada "Histórias Diversas", começa com algumas histórias populares, descreve alguns aspectos do Sítio não explicados nas obras anteriores e também conta o que aconteceu com os personagens após voltarem da aventura dos "trabalhos de Hércules".
É uma ótima conclusão e fechamento para as aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.  Como sempre,  Monteiro Lobato merece elogios. Uma boa dica de leitura para as crianças. Senhores pais, não façam as crianças perderem o acesso a esse excelente tesouro manuscrito do grande escritor Monteiro Lobato.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Os Doze Trabalhos de Hércules - I

Segue a foto da capa clássica do livro.


Esta é a resenha do décimo quarto volume das aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Pedrinho estava conversando com Dona Benta sobre Hércules e a Mitologia Grega. Emília, ouvindo a conversa, junta o "pó mágico" e tem a ideia de viajar para a Grécia Mitológica, direto para a história de Hércules. Desta vez, viajaram para encontrar Hércules apenas três personagens: Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa. Ao chegar à Grécia Mitológica, encontram o herói fazendo o primeiro trabalho: derrotar o Leão de Nemeia. Rapidamente, fazem amizade com Hércules. Pouco tempo depois, capturam um filhote de centauro, o qual nomeiam de Meioameio. Segue então, Hércules, acompanhado dos três "pica-pauzinhos"e do pequeno centauro, na cruzada para executar as missões impostas pelo Rei Euristeu.
Monteiro Lobato, mais uma vez, faz uma bela obra ligando os personagens do Sítio com a história de Hércules. O autor, não só explica com detalhes os seis primeiros "trabalhos" de Hércules, como faz ligação com outros fatos e personagens (principalmente deuses) da Mitologia Grega. Como sempre, merece elogios. Uma boa dica de leitura para as crianças.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

A Chave do Tamanho / Fábulas

Segue a foto da capa do livro.


Esta é a resenha do décimo terceiro volume das aventuras dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato. É dividido em duas partes: "A Chave do Tamanho" e  "Fábulas".
A primeira parte começa com uma prosa entre Dona Benta, o Visconde e Emília. Conversavam sobre assuntos. O fim da conversa foi sobre guerras. Então Emília, pensando em acabar com as guerras,  apossa-se do "super pó mágico" e é transportada para a "Casa das Chaves". Procurando a "Chave da Guerra", sem querer, acaba acionando a "Chave do Tamanho". Após isso, diminui de tamanho, ficando apenas com alguns milímetros. A partir disso, precisa arrumar uma maneira de voltar ao tamanho normal. Procurando ajuda, no caminho, encontra dois irmãos, Juquinha e Canduca. Juntos partem numa aventura cheia de perigos para desligar a "Chave do Tamanho".
A segunda parte  da obra é uma compilação de fábulas de Esopo e La Fontaine, sendo narradas por Dona Benta.
Como sempre, as obras de Monteiro Lobato são muito boas. Em "A Chave do Tamanho", além de criar uma divertida história, o autor faz uma discussão dos valores humanos e explica muitas coisas sobre o mundo dos pequenos animais. Em "Fábulas", é uma ótima oportunidade para as crianças conhecerem diferentes histórias, que se tornarem populares através dos anos.
Ótima dica de leitura para as crianças.