terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Elevador 16

Acho que a foto que tirei do livro ficou boa...



Este livro faz parte da série "As Crônicas dos Mortos", do autor brasileiro Rodrigo de Oliveira, que é gerente de TI e fã de ficção científica. Segundo consta, a ideia surgiu de um pesadelo que Rodrigo teve em uma certa noite, que o fez começar a escrever freneticamente, até concluir o primeiro livro da série. (Que? Como assim?)
A premissa da história do livro é até interessante: ataque de zumbis. É algo que está na moda em muitas obras de  hoje em dia. Além disso, a trama é ambientada no Brasil. Patriotismo...
O acontecimento que norteia o livro é  um planeta chamado Absinto, que aos poucos se aproxima da Terra. (Planeta se aproximando?) Esse fenômeno, causa o surgimento de zumbis selvagens e sedentos de sangue. 
Nesta edição, um grupo de funcionários de uma empresa situada em um edifício de São Paulo, se reúne num sábado, fazendo hora-extra, para colocarem pendências em dia. Então, um total de 16 funcionários fica preso em um elevador e fica sem poder se comunicar com o "mundo exterior". Eles tentam sair do elevador, mas aos poucos alguns deles acabam se transformando em zumbis. Aqueles que continuam humanos precisam, agora, escapar e também lutar com os zumbis.
Como citei no começo, a premissa de zumbis e da trama ser ambientada no Brasil é realmente interessante, mas algumas contradições estranhas que aparecem durante a história, estragaram a narrativa. 
Normalmente, as obras que postei nesse blog renderam elogios. Mas com toda a sinceridade, eu contraindico "Elevador 16". Ainda bem, que o livro é curto. Não gostei e não recomendo. 

domingo, 8 de janeiro de 2017

O Lado Bom da Vida

Esta é a primeira resenha de 2017. Bom ano a todos!


Esta obra tem livro e filme. O livro foi publicado originalmente em 2008 e o filme foi produzido em 2012. O autor é Matthew Quick, que era professor na Filadélfia, que após uma viagem pela América do Sul, resolveu mudar seus conceitos e tornar-se escritor em tempo integral.
A obra conta a história de Pat Peoples, um ex-professor com cerca de 30 anos acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Pat chama tal instituição de "o lugar ruim". Passou muitos anos neste local e realmente não se lembra do motivo de ter ido para lá. Em sua concepção, passaram-se apenas alguns meses. Acredita também que um dia sua ex-esposa Nikki vai voltar a ficar com ele. Agora Pat é "viciado" em exercícios e está determinado em reorganizar sua vida e reconquistar Nikki. Certa noite, num jantar com seus amigos Ronnie e Veronica, conhece Tiffany, que é irmã de Veronica, com quem começa uma amizade um pouco conturbada. Aos poucos, porém, muitas coisas do passado de Pat vão sendo reveladas e entendemos porque este acredita que sua vida é semelhante a um "filme". Pat se esforçará muito para o que "filme" tenha um final feliz.
O filme e o livro têm muitas semelhanças, mas também muitas diferenças. Recomendo tanto o livro quanto filme aos que se interessarem. Posso dizer que achei o livro bem melhor que o filme. Aliás, a carga dramática do livro é maior.