domingo, 24 de dezembro de 2017

Coelho de Vidro

Possivelmente, é a última postagem de 2017. Aguardo vocês em 2018, com novas postagens! Segue a foto que tirei do livro.


Esta não é uma história de ficção. O livro conta parte da adolescência da autora Toshiko Takagi quando morava em Tóquio, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na época, Toshiko tinha 13 anos. Vivia com os pais, irmãos maiores e irmãs menores no bairro de Higashi Ryogoku Midori, sub-distrito de Honjo (atual bairro de Sumida). Sua mãe tinha a saúde frágil. Seu pai era artesão.
Durante a Guerra, seus irmãos foram enviados para servir ao exército japonês. O resto da sua família foi evacuada. Aos poucos, a jovem Toshiko vai perdendo sua família. Sua mãe e irmãs menores morrem num bombardeiro. Logo após, seu pai morre por tiros de metralhadora, lançados de um avião de guerra. Nesse momento, Toshiko se vê sozinha. Após várias dificuldades e sofrimentos, consegue se mudar para a casa de conhecidos de sua família.
A autora descreve com detalhes o sofrimento durante a Segunda Guerra. A falta de alimentos, o medo de morrer durante os ataques e de perder os entes queridos e os amigos era constante. Um fato curioso era a devoção dos soldados ao Imperador e o orgulho que estes sentiam ao "morrer pelo país".
Relatando os horrores sofridos durante a Guerra, a autora almeja que as pessoas cultivem somente a Paz e pensem sempre no bem-estar dos outros.
É um bom livro. Gostei bastante e recomendo. Aqueles que lerem, preparem-se para fortes emoções.
Há também longa metragem live-action e de animação, mas não os encontrei em qualidade boa de imagem e som. Além disso, não foi possível encontrar legendado, pois talvez a maioria das pessoas não entendam o idioma japonês.

Nenhum comentário: