sábado, 14 de outubro de 2017

Dança com Lobos

Imagem do livro retirada da Internet. Não esqueçam de clicar nos hiperlinks que coloquei no texto.


Este livro deu origem ao filme estadunidense homônimo e clássico de 1990. Segundo consta, o filme ganhou 7 Oscars e vários outros prêmios do Cinema Mundial. O protagonista do filme, o tenente Dunbar, é interpretado pelo famoso ator Kevin Costner, que também foi diretor da película. O autor do livro é Michael Blake, velho amigo do ator, que incentivou o escritor a adaptar sua obra, após grande sucesso, para uma versão cinematográfica.
Para quem não conhece a história, vamos à sinopse. O tenente John J. Dunbar é condecorado como herói após a Guerra de Secessão. Então vai servir ao exército, sozinho, numa localidade a sua escolha. Este local é o Forte Sedgewick, próximo a uma área com grande concentração de índios Sioux (Comanches, na tradução brasileira do livro).
De início, seu único companheiro é seu cavalo Cisco. Aos poucos, faz amizade com um velho lobo, que vivia nas proximidades, ao qual dá o nome de "Duas Meias". Certo dia, cavalgando seu cavalo, encontra-se por acaso com uma moça que estava ferida. Seu nome era Christine, uma mulher branca  que foi criada pelo curandeiro da tribo chamado "Pássaro Esperneante" e nomeada pelos indígenas como "De Pé com Punho" .
Após o encontro com "De Pé com Punho", de cuidar de seus ferimentos e devolvê-la à tribo, o tenente Dunbar começa a fazer amizade com os índios, aprende seu idioma e absorve a cultura. Nosso protagonista começa também a realmente se sentir feliz de viver ao lado dos indígenas. "Dança com Lobos" foi o nome dado à Dunbar, pelos índios Sioux. Uma coisa importante retratada no livro é a relação dos Sioux com o bisão americano.
O filme é bem fiel ao livro. Porém, a versão escrita explica com muitos mais detalhes a relação de Dunbar com o lobo e o cavalo, com o curandeiro "Pássaro Esperneante", com a moça "De Pé com Punho", com o chefe da tribo "Dez Ursos" e com todos os indígenas com os quais o tenente convive. Além disso, a adaptação do nosso protagonista é mais lenta, no livro.
O livro é muito bom. Recomendo a todos. O filme não fica devendo em nada. 

Segue o trailer legendado do filme.


Nenhum comentário: